top of page
Buscar
  • Foto do escritorAMP

Dia Internacional da Criança


Você deve estar se perguntando, mas o dia das crianças é em outubro, sim, no dia 12 de outubro temos o dia das crianças no Brasil, mas hoje celebra-se o Dia Internacional da Criança 01 de Junho, vamos conhecer um pouco dessa história?

Observamos que no calendário de diversas nações, como Portugal, China, Eslovênia, Polônia e Angola, essa data se deve a Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança em Genebra, na Suíça que ocorreu em 1925. Ali ficou instituído o dia 1º de junho como o Dia Internacional da Criança. Essa data teve o objetivo de sensibilizar os governos, as instituições e as famílias para a necessidade de defender e proteger as crianças. Apelo do UNICEF: trabalhar sobre a responsabilidade partilhada para promover uma paz duradoura e salvaguardar o futuro das crianças.

Já a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) reconhece outra data. Dia 20 de novembro é considerado o Dia Mundial da Criança porque foi neste dia, em 1959, que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança. Finlândia, França, Trinidad e Tobago, Reino Unido e Canadá estão entre os países que levam em conta esta data.

E no Brasil comemoramos a data no dia 12 de outubro, pois em 1923, no Rio de Janeiro, foi sediado um evento que reuniu estudiosos de infância e políticos de vários países. Era o Congresso Sul-Americano da Criança, cuja pauta discutia questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento. Um político notou a comoção provocada pelo tema na época. No ano seguinte, o recém-eleito deputado federal Galdino do Valle Filho (1879-1961) propôs uma lei instituindo, no 12 de outubro, o Dia das Crianças no Brasil. Em 5 de novembro de 1924, o então presidente da República Arthur Bernardes (1875-1955) sancionou o Decreto 4.867. "Artigo único. Fica instituído o dia 12 de outubro para ter lugar, em todo o território nacional, a festa da criança, revogadas as disposições em contrário" E, assim, foi criado o Dia das Crianças. Mas a data custou a pegar. Não havia feriado e o comércio não prestava muito atenção a ela.

Foi quando a fábrica de brinquedos Estrela e a Johnson & Johnson, em 1955, lançaram a Semana do Bebê Robusto. Uma ação para aumentar as vendas dos produtos, é claro, mas envolvia a população, pois os clientes eram convidados a enviar fotos de seus filhos - de 6 meses a 2 anos. E os pais do "bebê Johnson do ano" embolsavam um prêmio, enquanto o rebento tinha o rosto e a fofurice estampados em revistas e jornais.

Com a adesão de outras empresas, em pouco tempo a Semana do Bebê Robusto se tornou Semana da Criança. Foi quando os fabricantes decidiram concentrar os esforços em uma única data. Recuperaram o decreto de 1924 e, desde então, todo brasileiro sabe: dia 12 de outubro é dia de presentear a criançada.

Mas independente se dia 01 de junho, 12 outubro ou 20 novembro, o importante é destacar o olhar para essas datas, o olhar que deve ser para as crianças, para além de uma data comercial, as crianças merecem serem vistas, cuidadas e ouvidas, acreditamos diante de todo essa história que as crianças podem ter voz e vez para falar de suas angústias e sintomas e cabe a nós adultos dar espaço para elas, apostamos no sujeito de linguagem que há na criança. A psicanalista Françoise Dolto, aponta que “O adulto deve conversar com a criança” e “A criança nunca é pequena demais para que lhe falemos”.



Psicanalistas:

Michéli Jacobi

Nigleysann Martins

Waleska Mendes






23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page