top of page
Buscar
  • Foto do escritorAMP

Neurose Histérica



Para iniciarmos, retomo uma breve narrativa dos estudos de psicanálise de Sigmund Freud: em 1876, Freud recebe uma bolsa de estudos e ingressa no laboratório de pesquisas de Ernst Brücke, em 1881 Freud conclui o curso de medicina em Viena, e continua seus estudos no laboratório de Brücke. Conhece Josef Breuer o qual vem pesquisando sobre hipnose, sendo esta temática uma das influências para a criação da psicanálise.

Freud muito dedicado e estudioso, passa a ser reconhecido por suas publicações e diagnósticos na área de doenças orgânicas do sistema nervoso, nessa época Freud nada sabia da neurose, inconsciente e todo o seu legado, mas, já tinha ouvido falar de uma paciente de Breuer.

Em 1885 passa a ter a docência em neuropatologia, logo depois, Brücke faz recomendações de Freud e o mesmo ganha uma bolsa de estudos no Hospital Salpêtriére e viaja para Paris (com seus 30 anos de idade). Cidade onde brilhava Jean Martin Charcot, que realizava experiências com pacientes histéricos. A partir de então, Freud passa a frequentar as aulas de Charcot todas as terças-feiras, e neste momento Freud se depara com a nomenclatura histeria. Dessa forma faremos um percurso sobre o que é a neurose histérica para a psicanálise; E retomaremos brevemente as implicações éticas deste diagnóstico, seus pontos de ancoramento e sua sintomatologia na atualidade.



Michéli Jacobi

Nigleysann H. Martins

Katury Corrêa


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page